Assentamento para Blocos e Tijolos

Argamassa Polimérica Massa Mais desempenha mais que o dobro do requisito mínimo necessário exigido em norma para a melhor argamassa do mercado (A3) e usa 95% menos de água que no método convencional e não usa areia, cimento e cal em sua fórmula.

Solicite via WhatsApp (41) 99231 6611  ou E-mail contato@massamais.com.br os seguintes itens:

  1. Tabela detalhada de custos
  2. Apresentação
  3. Ficha Técnica
  4. Laudos 
  5. Folder


Especificações Técnicas:

Rendimento 1,5 a 2,0Kg por m2
Uso Interno ou Externo
Densidade 1,85 g/cm3
Sistema Polimerização
Cor Cinza RAL 7030
Norma ABNT NBR 16.590-1
Garantia 10 Anos
Validade 01 Ano
Embalagem 03kg e 40kg
Secagem A cura da Massa Mais inicia em 10 minutos e a resistência final é alcançada a partir de 24 horas, em climas secos e quentes. O tempo de cura pode ser diferente conforme os tipos de Tijolos / Blocos utilizados e as condições climáticas. 

1. Antes de aplicar a Massa Mais

  • Armazenamento

O produto deverá estar armazenado em local seco, fresco e arejado, com empilhamento máximo de 02 Barricas.

  • Padrão dos Tijolos / Blocos

Todos os Tijolos / Blocos devem atender os padrões de qualidade determinados pelas normas brasileiras ou que tenham os selos de qualidade da ABCP ou PSQ, da ANICER. Diferenças de dimensões superiores a 3 mm entre os Tijolos / Blocos podem resultar em dificuldades no nivelamento e alinhamento dos Tijolos / Blocos durante a aplicação da Massa Mais.

  • Pronta para uso

A Massa Mais já vem pronta para o uso e não precisa nem mesmo de água. Não adicione cimento, cal ou qualquer outra substância à Massa Mais.

  • Superfície para Aplicação

Para não comprometer a aderência, os Tijolos / Blocos devem estar limpos, livres de areia, graxa, óleos ou pó. A aplicação da Massa Mais em Tijolos / Blocos úmidos aumentará apenas o tempo de cura, mas não afetará a sua fixação. Não é recomendável a aplicação da Massa Mais em Tijolos / Blocos completamente molhados, pois isso afetará a fixação da Massa Mais.

2.​ Aplicação da Massa Mais em Tijolos / Blocos

  • Consumo


A aplicação para Tijolos / Blocos  deve ser feita com dois cordões de Massa Mais, com espessura de 1 cm cada, sobre uma das superfícies a serem unidas. Para a dosagem correta, recomenda-se a utilização do aplicador fornecido pelo fabricante. O consumo da Massa Mais varia entre 1,5 kg/m² a 2,0 kg/m² (Variação referente à prática da utilização da Massa Mais).        

  • Distância entre os Tijolos / Blocos 


Não há necessidade de se “encabeçar” (aplicar o produto nas juntas verticais). Recomendamos deixar um espaço lateral de 1 a 3 mm entre os Tijolos / Blocos para comportar dilatações térmicas e higroscópicas. Esse espaço depois será preenchido pelo reboco da alvenaria.

  • Nível e prumo

Caso os Tijolos / Blocos forem ficando fora de nivelamento ou prumo, use pequenos calços para fazer ajustes finos. Para maiores correções de prumo ou nivelamento, recomendamos o assentamento de uma fiada com argamassa convencional antes de continuar com a aplicação da Massa Mais.

  • Encunhamento

O encunhamento da parede à laje ou viga superior deve ser feito segundo as determinações das normas ou de acordo com as boas práticas de mercado. Por exemplo, argamassa para encunhamento.

  • Ancoragem

A ancoragem / fixação dos Tijolos / Blocos deverá ser feita direto nas colunas laterais ou pilares com a Massa Mais, com a distância entre as partes igual ou menor que 3 mm entre os Tijolos / Blocos e a coluna. Poderão ser utilizados certos tipos de telas ou fitas metálicas. 

  • Altura de assentamento dos Tijolos / Blocos 

Quando houver indícios de chuva ou ventos fortes para as próximas 4 horas, recomendamos uma altura moderada para se evitar que os Tijolos / Blocos saiam de prumo ou alinhamento. A altura de assentamento dos Tijolos / Blocos em um único dia depende do tipo e da qualidade dos Tijolos / Blocos utilizados e deve ser avaliada pelo responsável da obra. 

  • Tempo em aberto da Massa Mais

Após a aplicação dos cordões da Massa Mais, é recomendável que os Tijolos / Blocos sejam assentados em até 15 minutos. De acordo com as condições climáticas, o tempo máximo em aberto pode variar, sendo menor em climas secos ou quentes e maior em climas frios ou úmidos.

3. Após a aplicação da Massa Mais

  • Cura da Massa Mais

A cura da Massa Mais inicia em 10 minutos e a resistência final é alcançada a partir de 24 horas, em climas secos e quentes. O tempo de cura pode ser diferente conforme os tipos de Tijolos / Blocos utilizados e as condições climáticas. No caso de chuva ou umidade intensa em menos de 4 horas após o assentamento dos Tijolos / Blocos, recomenda-se cobrir ou escorar os Tijolos / Blocos para que não saiam do prumo.

  • Importante: A cura do produto, que resulta na resistência mecânica a tração e compressão dos Tijolos / Blocos, pode ser afetada pela a umidade dos Tijolos / Blocos ou pelas condições climáticas.

Exemplo: (Vários dias com tempo chuvoso e úmido retarda o processo de cura em mais de 72 horas. Nesses casos, a sobra de material que aparece nas bordas dos Tijolos / Blocos apresenta um endurecimento da superfície, porem com pouca resistência mecânica. No entanto, entre os Tijolos / Blocos a cura é completa, pois o produto está protegido do acumulo de água e da umidade externa).

  • Ajustes depois de aplicar a Massa Mais

Se for necessária a remoção dos Tijolos / Blocos após o seu assentamento, retirar a Massa Mais que foi aplicada e refazer a aplicação.

  • Após abrir e usar a Massa Mais

A embalagem da Massa Mais lacrada tem validade de 01 ano. Após aberta, vede bem a embalagem plástica e utilize o produto dentro de 06 meses.